Controle e Supervisão

Como escolher um aplicativo para otimizar custos em transporte da sua empresa

Não faz tanto tempo assim que chamar um simples meio de transporte corporativo para os colaboradores da sua empresa era um processo demorado e bastante trabalhoso. Se precisasse de um táxi, primeiro era preciso ligar para uma cooperativa para solicitar o carro. Depois o veículo demorava a chegar. E, por fim, o sistema de cobranças via boleto ou reembolso dificultava o controle de despesas pela empresa.

Com a tecnologia, no entanto, essa realidade mudou! Hoje é possível encontrar o motorista mais próximo, que pode levar seus colaboradores para onde for, com rapidez, conforto e agilidade. Isso tudo através dos aplicativos de transporte colaborativo, que conectam motoristas e passageiros. Esses serviços ainda ajudam a reduzir custos em transporte do seu negócio, beneficiam o controle de despesas e melhoram a gestão de mobilidade dos colaboradores.

O novo sistema de prestação de serviços de transporte deu tão certo no mercado brasileiro que novos aplicativos não param de surgir. Porém, na hora de contratar um serviço corporativo dessas empresas, como avaliar a qualidade e se os custos em transporte compensam?

Para ajudar você nessa decisão, separamos algumas dicas. Confira!

1.      Verifique o valor das taxas

Que os serviços dos aplicativos diminuem os custos em transporte, muitas empresas já sabem. Porém, é preciso estar atento, pois alguns aplicativos costumam exigir altas taxas ou condições especiais para os planos corporativos.

Antes de contratar os serviços de um aplicativo, avalie o valor das taxas de administração da parceria ou mesmo se existem cobranças adicionais para os clientes que não são considerados premium. Poucas empresas oferecem isenção de taxa nos primeiros meses e consideram todos os seus clientes como iguais como o Cabify. Por isso, nem sempre a escolha de um aplicativo pode gerar a redução dos custos em transporte do seu negócio, é preciso conhecer os custos adicionais!

2.      Fique atento à segurança

Excesso de velocidade, colisões, motoristas embriagados e até casos de assédio. O que não faltam na mídia são notícias envolvendo problemas entre motoristas e passageiros que utilizam serviços de transporte em aplicativos colaborativos.

A segurança é um fator importante, especialmente na hora de escolher um aplicativo para a sua empresa. Antes de optar por um serviço, avalie se o aplicativo possui processos seletivos para selecionar seus motoristas e quais os critérios utilizados. A ausência de critérios na hora da contratação, ou mesmo a falta de exigências básicas, pode trazer danos e outros problemas relacionados à segurança do passageiro.

No mínimo o aplicativo deve exigir exames psicotécnicos, psicológicos, CNH contendo observação “exerce atividade remunerada”, atestado de antecedentes criminais, certificado de registro, licenciamento do veículo e apólice de seguros pessoais para passageiros. Antes de contratar, pergunte como funciona o sistema de seleção dos motoristas.

No Cabify Empresas, cumprimos todas essas etapas e podemos dizer que conhecemos pessoalmente cada um dos nossos motoristas. Isso garante a maior segurança para os seus colaboradores!

3.      Avalie a qualidade da frota

Outra questão a ser avaliada é a qualidade da frota disponibilizada aos usuários. Bons aplicativos avaliam não apenas o motorista, como também o carro que será utilizado. Alguns aplicativos fazem exigências como a presença de ar-condicionado e rádio/MP3 no veículo. Documentação em dia e perfeitas condições mecânicas também são outros quesitos analisados por bons aplicativos.

Antes de escolher o seu, verifique como o aplicativo escolhe sua frota.

4.      Compare o sistema de cobrança

Um dos principais motivos que tornaram os aplicativos de transporte mais atrativos que os táxis são os valores praticados nas corridas, não é mesmo? Porém, será que eles sempre valem a pena? Existem diferentes métodos de cobrança utilizados pelos aplicativos e nem sempre eles são tão vantajosos quanto parecem.

O sistema que mais gera economia é o da otimização da rota, como acontece no Cabify, onde os valores são cobrados pela distância e não pelo tempo de permanência do passageiro no carro. Isso significa que, mesmo que o passageiro fique preso no trânsito ou aconteça qualquer imprevisto, o preço da corrida será o mesmo. Por forma de cobrança, a economia de uma empresa pode chegar até 45% quando comparada aos sistemas tradicionais.

Os sistemas de transporte colaborativo vêm revolucionando a gestão das empresas, otimizando os custos em transporte. Porém, é preciso ficar atento!

Gostou dessas dicas? Então, saiba mais como Cabify Empresas pode reduzir os custos em transporte do seu negócio! Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário