Blog

Como ser líder em sua função – mesmo sem ser chefe!

A ideia de que os únicos líderes nas empresas são aqueles que estão nos setores centrais de operação já está saindo de cena. Cada vez mais, os profissionais que prestam suporte em áreas como Financeiro, Administrativo ou RH sabem que têm papel crucial para o funcionamento da engrenagem de trabalho de todos os colaboradores.

Liderança não se trata mais de chefiar, mas de como você apresenta suas ideias e se relaciona com seus colegas – características que podem ser desenvolvidas mesmo sem ocupar altos postos dentro da hierarquia da empresa. Portanto, se você está pensando em como ser líder dentro da sua área de atuação, confira abaixo por onde começar!

Não cumpra tarefas, entregue soluções

Uma das grandes diferenças entre os líderes e outros funcionários é a capacidade de se adiantar aos problemas e construir uma visão geral sobre suas responsabilidades. As tarefas diárias e problemas que aparecem pelo caminho precisam de atenção, mas a proatividade é o que coloca você à frente e o faz se destacar.

Entregar soluções que ultrapassem seu escopo de trabalho oficial e que podem impactar de forma positiva outras pessoas e fluxos da empresa com certeza garantem um lugar especial dentro da equipe. Trazer uma ideia ou ferramenta nova que otimize o trabalho e agilize os processos internos, por exemplo, pode ajudá-lo a subir um degrau dentro trabalho.

Para começar, que tal olhar para os processos que executa diariamente e pensar em soluções e ferramentas que possam ajudá-lo a otimizar suas tarefas?

Construa uma boa rede de relacionamento

O relacionamento dentro do ambiente de trabalho vai além da comunicação direta. Mais do que saber falar, é importante saber ouvir e principalmente saber o que se pode fazer com o que se ouve. Ser claro e objetivo na comunicação auxilia na organização e até mesmo produtividade da sua equipe.

Além disso, ouvir de forma ativa e com atenção as demandas dos colegas é um caminho para pensar em novas soluções, identificar possíveis problemas que possam surgir e também entender o que motiva e o que atrapalha a equipe. Um bom líder é aquele que consegue se conectar com as pessoas em volta e fazer da comunicação um instrumento de trabalho tão importante quanto os materiais físicos da empresa.

Recicle seu conhecimento

A liderança aparece de forma natural em algumas pessoas, não há como negar. Tomar a frente de projetos, falar com desenvoltura em público, defender com determinação suas posições são características que podem ser observadas até mesmo em crianças durante a fase escolar.

Ter um perfil de liderança já é um ponto positivo, mas qualquer um que pense em como ser líder na sua função não pode esquecer de outro fator fundamental: atualizar continuamente seus conhecimentos e sua formação. De nada adianta ter uma produtividade excelente se você não está atualizado na sua área. Uma boa formação é o que garante a sua autoridade dentro do assunto e o torna referência para colegas e superiores.

Priorize a horizontalidade sempre que possível

O estereótipo do chefe autoritário e trancado dentro da sua sala longe de todo o resto da equipe já ficou ultrapassado. É impossível hoje pensar em como ser líder sem levar em consideração que a motivação é fundamental para que as pessoas trabalhem bem e deem o seu melhor na hora de cumprir suas responsabilidades.

Portanto, saber trazer a equipe para perto de si pode fazer a diferença na construção da sua imagem de líder. Dividir conhecimento, trabalhar em conjunto e incentivar seus colegas a tomarem a dianteira são ações que aproximam as pessoas, estreitam relações e o tornam a referência para todos que querem pedir um direcionamento!

Quer saber mais sobre carreira, produtividade e negócios? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos em primeira mão!

Deixe um comentário