Otimização e Simplificação

O que considerar no planejamento estratégico para 2018

2017 não foi um ano fácil para a maioria das empresas por inúmeras razões. Mas não é hora de jogar a toalha, tampouco, perder as esperanças. Os últimos meses do ano trazem uma série de reflexões que devem ser aproveitadas pelos negócios.

Independentemente de fechar 2017 com chave de ouro, ou frustrado com os resultados, é hora de se planejar para o ano que está iniciando. E, para isso, nada melhor do que começar a montar o seu planejamento estratégico para 2018.

Para quem não sabe porque fazer um planejamento estratégico, o que considerar na elaboração ou quais ferramentas podem ser úteis para montá-lo, vale a pena conferir o post que preparamos!

O que considerar na hora de elaborar seu planejamento

Simplificando ao máximo, um planejamento estratégico deve buscar responder as seguintes questões: onde estamos, onde queremos chegar e o que necessitamos para atingir nossos objetivos.

Existem várias ferramentas que podem auxiliar na elaboração de um planejamento estratégico. Porém, basicamente, elas usam metodologias diferentes para trabalhar uma ou todas essas questões.

Na questão “onde estamos”, é preciso considerar o panorama geral da empresa tanto internamente quanto externamente. Além de dados objetivos, é essencial identificar pontos fracos e fortes, além de fatores externos que impactam a atividade da empresa.

No quesito “onde queremos chegar”, é preciso traçar quais são os objetivos e metas que a empresa quer alcançar. Aqui é preciso considerar um panorama futuro e traçar metas atingíveis, considerando prazos e possibilidades.

Por fim, é preciso responder “como chegar lá”. É aqui que entram não apenas as medidas, mas também as métricas necessárias para atingir os objetivos. Um bom direcionamento de ações considera não apenas o fim, mas todo o processo necessário para se chegar lá.

Logo, é necessário mapear todas as ações necessárias para chegar às metas, bem como, uma forma de mensurá-las a fim de saber se o objetivo poderá ou não ser alcançado no prazo.

Ferramentas para seu planejamento estratégico

Existem diferentes ferramentas e metodologias para se realizar um planejamento estratégico. Muitas delas são difundidas entre os empreendedores como alternativas para construir um planejamento mais eficiente. Algumas ferramentas que são bastante interessantes e amplamente divulgadas são:

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta bastante difundida no meio corporativo. Ela serve basicamente para identificar os pontos fracos e fortes de um negócio, além de apontar oportunidades e ameaças do mercado. Essa ferramenta é bastante útil na elaboração de um planejamento estratégico, pois ajuda a definir ações considerando esses fatores. Além de minimizar os riscos, essa ferramenta pode ajudar a aumentar as chances de sucesso da empresa.

Análise 360°

Se entre as metas da sua empresa existem planos de desenvolver novas frentes de negócio, a Análise 360° pode ser uma ferramenta bastante útil para o seu planejamento estratégico. Essa ferramenta serve para avaliar a viabilidade ou não de um negócio. Ela serve para identificar se o benefício oferecido pela sua ideia é claro para o cliente, se o tamanho do mercado é conhecido e se existe o potencial de lucratividade.

5 forças de Porter

Para empresas que estão perdendo espaço para a concorrência e precisam se planejar para se destacar novamente no mercado, esta é uma boa ferramenta. As 5 forças de Porter ajudam o empreendedor a identificar o nível de rivalidade dos concorrentes, produtos e serviços que podem ser oferecidos a fim de combater a competitividade do mercado, qual o poder de barganha de clientes e fornecedores e como dificultar a entrada de novos players.

Para empresas que buscam um posicionamento mais agressivo e querem se planejar para isso, essa ferramenta pode ser de grande utilidade.

Pronto para seu planejamento para 2018?

Planejar é uma necessidade de quem quer se desenvolver e melhorar suas oportunidades como negócio. Em um mercado dinâmico e competitivo como o atual, buscar um planejamento estratégico deixou de ser um diferencial para se tornar uma questão de sobrevivência.

Gostou dessas dicas? Que tal se planejar e ser mais estratégico com a gestão de transportes da sua empresa? Entenda como a Cabify Empresas pode ajudar seu negócio! Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário