Blog

O que é transformação digital e por que ela deve fazer parte de seu dia a dia

A forma de vender, consumir e se relacionar mudou drasticamente nos últimos anos com o avanço da Internet. As informações correm mais rapidamente e de forma pública, reter a atenção dos clientes ficou muito mais difícil e a praticidade do virtual chega a definir se um negócio será fechado ou não.

Com isso, não há como fugir de implementar um processo de transformação digital na sua empresa, seja pela forma de se relacionar com seus clientes, seja para otimização da rotina interna. Automatizar processos gera redução de custos, melhor aproveitamento de tempo, aumento de produtividade e outras inúmeras melhorias que impactam diretamente nos resultados finais da sua empresa.

Mas, afinal, o que é transformação digital e como ela pode fazer parte do dia a dia de um negócio? Este é o assunto deste artigo, confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital é a passagem do uso de recursos offline para online por empresas, com o objetivo de melhorar seus resultados, otimizar processos internos e aumentar o seu desempenho através dessa nova cultura digital.

Esse processo já não é algo do futuro: acontece agora com empresas de todos os tamanhos e ramos de negócios. A diferença fundamental é que a transformação digital coloca a tecnologia como base central da operação da empresa e não apenas como uma ferramenta de suporte. Isso significa mudar todas as estruturas de funcionamento, relacionamento e entrega de soluções das empresas.

O processo de transformação digital – do offline para o online

A transformação digital, como dito acima, consiste em levar os processos offline para o online. Isso é feito, basicamente, em três etapas, sendo elas:

  • Digitização: a transformação de dados, documentos, imagens etc. em formatos digitais com armazenamento eletrônico, garantindo maior segurança e organização.
  • Digitalização: mudança dos processos tradicionais para processos digitais. Os documentos da etapa anterior agora que estão em formato digital são compartilhados, transferidos e alterados via nuvem com seus funcionários, clientes ou fornecedores, por exemplo.
  • Transformação digital: a síntese da digitização e da digitalização, sendo o seu resultado final, mas também a porta que se abre para novas soluções de produtos ou insights de operações que podem ser melhoradas internamente.

Os três focos da transformação digital

O conceito de transformação digital, como vimos, diz mais sobre a mudança de cultura de negócios do que o uso de tecnologia em algumas áreas. Implementar essa nova forma de organização para a empresa requer passar por toda a sua estrutura. Podemos exemplificar isso focando em três áreas gerais de toda companhia:

  • Experiência do cliente: se conectar com o cliente para além de uma experiência tradicional de venda através da internet já virou estratégia universal das empresas. Através de mídias sociais, de SAC 2.0 e análise de comportamento online é possível fidelizar e trabalhar de forma mais individual com grupos de clientes, tornando a experiência de compra tão valorizada quanto a compra em si.
  • Operações internas: o processo de trabalhar com o digital no centro operacional altera todas as operações internas da empresa, trazendo inúmeros benefícios. A rotina agilizada por conta da facilidade de comunicação entre funcionários e setores distintos, o tempo melhor empregado ao invés de desperdiçado em tarefas que agora estão sendo geridas de forma virtual, os custos com ferramentas, espaços e materiais reduzidos são só alguns exemplos de como a empresa é impactada pelo processo de transformação digital.
  • Modelo de negócio: uma das maiores mudanças que podem acontecer na empresa é, além de reestruturar seu funcionamento, seu próprio modelo de negócio ir se adaptando à transformação digital. Um exemplo comum são lojas de varejo que lançam e-commerces ou então empresas que casam a venda de produtos físicos com recebimentos de produtos digitais. A partir do momento em que o offline passa a trabalhar junto com o online, as possibilidades de crescimento se multiplicam!

Transforme suas operações internas

Como falamos acima, um dos focos da transformação digital é a evolução das operações internas de um negócio. Você já pensou como processos simples podem ser revistos, tornando-se totalmente digitais?

Um deles, por exemplo, é o transporte corporativo. O tradicional processo de reembolso para despesas em deslocamento para reuniões e outros compromissos corporativos já está ultrapassado: soluções como Cabify Empresas levam para um sistema online da chamada do carro até o pagamento centralizado, mudando radicalmente a rotina da área responsável por administrar o serviço.

Assim como esse, existem inúmeros outros processos e atividades que podem ser revistos, repensando sua operacionalização e entrega com base na tecnologia. Que tal começar a mapeá-los para alavancar os resultados do seu negócio?

Onde está a sua empresa no caminho da transformação digital? Para receber mais conteúdos sobre mercado e carreira, assine nossa newsletter!

Deixe um comentário