Segurança e Confiança

Profissional bem-sucedido na crise? Saiba como!

O mercado está evoluindo progressivamente para se tornar mais dinâmico e competitivo, exigindo cada vez mais dos profissionais. Com a instabilidade econômica, além de bons conhecimentos técnicos, é preciso criatividade e jogo de cintura para lidar com as dificuldades. Para minimizar os impactos negativos decorrentes de orçamentos restritos e equipes enxutas nas organizações, os profissionais devem se preparar e buscar novas habilidades.

Quem deseja ser um profissional bem-sucedido em um cenário de crise, deve desenvolver novas competências, diferentes daquelas necessárias em momentos de abundância. Essas competências são justamente as ferramentas que auxiliam esses profissionais a se manterem ativos no mercado.

Quer se tornar um profissional bem-sucedido? Então, confira alguns dos comportamentos que podem fazer você se destacar!

Pensar estrategicamente

Em um cenário de crise, a maioria das empresas procura reagir em vez de agir de forma estratégica. Esse é um grande erro que cometem. Mais do que sair cortando custos e ficar de olho na concorrência, é preciso analisar todos os fatores internos e externos que podem ser favoráveis ou desfavoráveis para a empresa.

Por isso, o pensamento estratégico é tão importante. O profissional deve saber coletar dados internos, interpretá-los e propor ações de melhoria, além de considerar também os fatores externos. Só com uma visão estratégica o profissional consegue tomar boas decisões e minimizar os efeitos negativos da crise na empresa.

Interagir com diferentes áreas

Problemas de comunicação internos são uma das questões que mais atrapalham as empresas hoje. Com um mercado tão dinâmico e competitivo, mais do que nunca as empresas precisam incentivar o trabalho em equipe. E, para isso, interagir e lidar com diferentes áreas é essencial.

Nesse sentido, um profissional bem-sucedido é aquele que sabe se comunicar internamente e consegue identificar oportunidades internas que trazem benefícios para a empresa como um todo.

Foco no resultado

Em um cenário de crise é muito comum que pessoas e empresas se foquem apenas nos aspectos negativos, buscando assim se proteger. Porém, é muito importante determinar metas e objetivos, mesmo quando as condições externas não são das mais favoráveis.

O foco no resultado é uma habilidade essencial para profissionais bem-sucedidos, especialmente em um cenário de crise. Essa competência é o que faz com que as adversidades ganhem menor importância e o bom trabalho da empresa tenha continuidade.

Se adapte

Uma tendência dentro do mundo corporativo é enxugar as estruturas, otimizando assim os recursos humanos. Por isso, profissionais bem-sucedidos e que acabam se destacando são aqueles que não demonstram resistência às mudanças e estão prontos para assumirem novas funções, sempre se adaptando às exigências do atual cenário.

Mostre que você sabe como se adaptar às circunstâncias, mesmo quando elas são negativas.

Menos hierarquia e mais parceria

Um dos segredos dos profissionais bem-sucedidos é saber como trabalhar em equipe e unir forças. Hoje, dentro das empresas, o relacionamento em rede e a minimização das hierarquias vem ganhando força. Por isso, é essencial que profissionais saibam trabalhar dentro dessa nova mentalidade e saibam que, para crescer e se desenvolver, é preciso fortalecer a troca e a reciprocidade nas tarefas do dia a dia.

Busca de conhecimento complementar

Competências pessoais tais como disciplina, coragem, otimismo, jogo de cintura e criatividade estão entre as mais valorizadas dentro do ambiente corporativo. Por isso, colaboradores que pretendem se tornar profissionais bem-sucedidos precisam aprender como trabalhar a inteligência emocional e desenvolver internamente essas características que são capazes de impactar positivamente o ambiente interno.

Não existe uma fórmula única para o sucesso. Por isso, é essencial que o colaborador esteja disposto a aprender, encarando as adversidades como oportunidades. A crise econômica, em muitos setores, é também uma oportunidade de desenvolvimento para as empresas e para os seus funcionários. Saia da mentalidade do medo e procure melhorar a cada dia. A crise sempre é uma oportunidade. Não deixe de aproveitar!

Gostou dessas dicas? Então, não deixe de conferir mais dicas que podem ajudar você a se tornar um profissional de destaque. Clique aqui e conheça a Cabify Empresas!

Deixe um comentário