Otimização e Simplificação

Como a tecnologia ajuda a reduzir a burocracia nos negócios

Ter mais agilidade, garantir uma alta produtividade e investir na melhoria do ambiente interno são desafios comuns para as empresas atualmente. Em tempos nos quais o mercado é cada vez mais dinâmico e competitivo, empresas que se recusam a reduzir a burocracia e a rever seus processos internos acabam perdendo espaço e boas oportunidades.

Mesmo diante desse cenário já conhecido, muitos gestores ainda resistem às mudanças. A maioria afirma que rever processos para reduzir a burocracia, além de caro, costuma ser trabalhoso. Por isso, é melhor deixar o investimento para depois…

No entanto, muitos não avaliam o custo benefício que o uso de ferramentas tecnológicas pode trazer para um negócio. Para quem não acordou para os benefícios da tecnologia e ainda não sabe como ela pode trazer mais agilidade e menos burocracia para uma empresa, é hora de abrir os olhos! Confira algumas dicas de como a tecnologia ajuda a reduzir a burocracia dos negócios e pode ser extremamente útil para a sua empresa!

O fim da era do papel e das planilhas

Quando falamos em reduzir a burocracia, muitos gestores têm em mente eliminar as impressões, os documentos e os papéis físicos da empresa. Sem dúvida, a digitalização é um passo importante, para quem busca mais economia e agilidade no dia a dia. Porém, quando a digitalização é feita sem uma gestão de documentos propriamente dita, esse processo costuma não trazer resultados.

Mais do que digitalizar documentos e dados, é essencial contar com softwares que possibilitem o gerenciamento das informações. Afinal, elas são o mais relevante para o dia a dia da empresa, não é mesmo?

Os softwares de gerenciamento de dados e informações são ferramentas praticamente imprescindíveis para empresas que buscam agilidade e menos burocracia. Com esses recursos, a empresa facilita o acesso aos dados e informações, eliminando processos internos que acabam tomando tempo dos colaboradores e da própria empresa na hora de consultá-los.

Uma revolução na nuvem

Outro recurso que trouxe mais dinamismo ao dia a dia das empresas é a computação na nuvem ou cloud computing. Através do armazenamento de dados e softwares na nuvem, as empresas ficaram mais independentes dos hardwares e possibilitam o acesso remoto ao trabalho.

Com esse tipo de tecnologia, por exemplo, é possível que uma empresa desenvolva uma política de home office, economizando em recursos como o aluguel de sala, por exemplo. Isso sem contar nos benefícios aos colaboradores, que não precisam mais perder tempo com deslocamentos e podem trabalhar com mais conforto.

Aplicativos para que te quero!

O uso de aplicativos também é uma forma bastante prática e eficiente de reduzir a burocracia dentro da empresa. Hoje é possível encontrar aplicativos que permitem o gerenciamento de agendas, o compartilhamento de informações e até o transporte eficiente dos colaboradores.

Imagine, por exemplo, que um colaborador precisará fazer uma reunião externa. Lembra daqueles processos envolvendo boletos, recibos, autorizações, vouchers, entre outros? Usando um aplicativo de serviço de transporte, os colaboradores podem solicitar um motorista diretamente do celular e a empresa gerencia todo o deslocamento e os custos de forma online.

Mais autonomia, menos hierarquia

Durante muito tempo, toda estrutura organizacional empresarial estava baseada na hierarquia. Porém, diante de um mercado tão dinâmico, é necessário mudar um pouco essa cultura. Hoje é necessário garantir mais autonomia para que os colaboradores possam efetivamente trabalhar em equipe.

Mais do que conhecer suas funções, os colaboradores precisam ter autonomia para agir em busca de resultados melhores. Por este motivo, uma tendência nas empresas é mudar uma cultura corporativa rígida, para um ambiente onde a atuação seja mais livre e, ao mesmo tempo, mais focada no resultado.

Deixar de a burocracia de lado, para buscar mais resultados é uma atitude que não pode ser deixada para depois. Apostar na tecnologia deixou de ser um diferencial, para se tornar uma necessidade.

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