1.

Cidades Inteligentes na América Latina e Espanha

O desenvolvimento sustentável é crucial para os grandes centros urbanos. A América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo. Segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) da Organização das Nações Unidas, em seu estudo «População, território e desenvolvimento sustentável», 80% dos latino-americanos vivem em áreas urbanas. O mesmo estudo indica que «o que acontece nas metrópoles é um fator determinante para o desenvolvimento sustentável».

De acordo com oÍndice IESE Cidades em Movimento, elaborado pela Escola de Negócios da Universidade de Navarra, com o intuito de classificar as cidades mais inteligentes do mundo, Buenos Aires é a cidade da América Latina com o maior desenvolvimento, de acordo com indicadores.

O estudo determina o nível de inteligência de uma cidade baseado em 9 indicadores: Capital Humano, Coesão Social, Economia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade e Transporte, Planejamento Urbano, Projeção Internacional e Tecnologia. «Todos os indicadores estão unidos a um objetivo estratégico que leva a um tipo diferente de desenvolvimento econômico local, o que implica a criação de uma cidade global, a fomentação do empreendedorismo e da inovação, entre outros aspectos», indica o estudo.

Segundo o estudo do BID «O caminho para as cidades inteligentes, migrando de uma gestão tradicional para uma cidade inteligente»:

«Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias de informação e comunicação na gestão urbana e usa esses elementos como ferramentas para estimular a informação de um governo eficiente, incluindo processos de planejamento. participação colaborativa e cidadã. Ao promover o desenvolvimento integrado e sustentável, as cidades inteligentes tornam-se mais inovadoras e competitivas, atraentes e resilientes, melhorando assim a vida de seus cidadãos e empreendedores «.

Barcelona é uma das líderes mundiais no movimento das cidades inteligentes, integrando o uso de dados na tomada de decisão do governo e dos cidadãos. O portal Barcelona Ciudad Digital, Plano do Gabinete do Comissário de Tecnologia e Inovação Digital da capital catalã, é resultado desta iniciativa.

As cidades inteligentes são classificadas em seis categorias: governo inteligente, meio ambiente inteligente, economia inteligente, mobilidade inteligente, cidadãos inteligentes e modo de vida inteligente.

 

Cidades inteligentes e América Latina

Cidades como Santiago do Chile, Buenos Aires, São Paulo e outras urbanas da região investem energia e recursos para melhorar suas práticas e realizar ações para influenciar tais indicadores. O caminho a percorrer é longo, mas já são observadas práticas inovadoras nas regiões.

Bogotá e Curitiba, no Brasil, implementaram sistemas de transporte inovadores. Cidades como Cuenca (Equador), Trujillo (Peru) e Montevidéu investiram em sistemas de gestão ambiental urbana. Buenos Aires e Cidade do México são centros culturais da região; São José e a Cidade do Panamá são visitadas a cada ano por mais turistas, impactando a forma como as empresas ofertam seus serviços.

Um artigo do Banco Interamericano de Desenvolvimento sinaliza que, «ao promover o desenvolvimento integrado e sustentável, as cidades inteligentes se tornam mais inovadoras, competitivas, atraentes e resilientes, melhorando, assim, as vidas».

O aumento da conectividade coloca desafios importantes na implementação de tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Os smartphones tornaram-se uma maneira de acessar informações, bens e serviços de maneira ágil.

O transporte é um dos setores que mais tirou proveito dessas inovações. Graças a uma melhor conectividade, novas formas de mobilidade estão surgindo e as pessoas fazem uso delas a fim de melhorar suas vidas e aproveitar mais os espaços urbanos. Além disso, os cidadãos mais conscientes exigem hoje soluções amigáveis ​​e sustentáveis ao meio ambiente a um custo acessível.

2.

A abordagem da mobilidade como serviço

A habilidade de se movimentar pela cidade tornou-se um dos desafios diários da vida humana. Um estudo publicado pelo CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina, aponta que «em média, os lares urbanos da América Latina gastam entre 6% e 19% de suas despesas mensais para o transporte. Além disso, essa atividade consome uma parte significativa do seu tempo «.

O mesmo estudo adverte que «se os habitantes de um bairro têm dificuldades de mobilidade para onde as empresas contratam, as pessoas perdem porque têm menos opções de emprego e as empresas perdem porque têm menos opções de contratação».

Por essa razão, cada vez mais cidades da América Latina e da Espanha contam com diferentes alternativas em relação aos meios tradicionais de transporte. As opções de veículos compartilhados, como compartilhamento de bicicletas (bicicletas compartilhadas), compartilhamento de carros (carros compartilhados) e compartilhamento de passeios (viagens compartilhadas) foram adotadas rapidamente para enfrentar o congestionamento das ruas e lidar com a falta de infraestrutura adequada.

A otimização, o uso eficiente e a integração dessas alternativas com as demais opções de transporte disponíveis exige a implementação de soluções tecnológicas que ajudem a planejar e gerenciar as viagens das pessoas. As aplicações móveis tornam-se uma ferramenta fundamental para essa integração, conforme declarado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em seu site.

O mundo está passando por diversas transformações no que diz respeito ao paradigma do transporte de pessoas. O mundo da informação abriu novas oportunidades para tornar as redes de transporte existentes mais eficientes e amigáveis.

A mobilidade como serviço (ou MaaS, por sua sigla em inglês) representa uma nova maneira de pensar sobre o transporte de mercadorias, bens e pessoas. O MaaS é baseado em uma plataforma digital que integra vários tipos de mobilidade disponíveis para planejar sua viagem de ponta a ponta. A plataforma tenta fornecer a melhor maneira de ir de um lugar para outro, com base nas opções existentes e nas preferências do usuário.

Implementação da mobilidade como serviço

As plataformas MaaS reúnem, compilam e integram informações para tomadas de decisão rápidas e precisas, organizando modos de transporte para que a jornada do ponto A para o ponto B seja realizada da maneira mais eficiente possível, usando os meios disponíveis. Dessa forma, um usuário pode conectar os diferentes serviços de transporte que a cidade oferece em um único aplicativo móvel, a fim de melhor organizar e programar sua viagem.

A implementação do MaaS acarreta na redução do número de veículos, gerando menos congestionamentos e um efeito positivo sobre o meio ambiente, uma contribuição importante para o bem estar das pessoas nas cidades.

Além disso, um número maior de automóveis implica na necessidade de uma quantidade maior de estacionamentos, um investimento de alto custo que requer recursos que poderiam ser alocados a outros projetos importantes.

3.

As cidades se transforman e as empresas também

O crescimento populacional e as necessidades específicas do século XXI provocam mudanças importantes nas cidades da América Latina. Os governos estão cada vez mais interessados ​​em reduzir custos e, ao mesmo tempo, em melhorar os serviços públicos.

«Ultimamente, um passo importante foi dado em direção à transição de um modelo de planejamento urbano ditado das esferas mais altas dos governos, para ummodelo mais democrático, com novos instrumentos para envolver seus cidadãos», dizum artigo publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Os esforços públicos são acompanhados pela iniciativa privada. A colaboração entre governos e empresas permitiu uma rápida adoção de práticas inovadoras. As organizações não apenas colaboram como prestadoras de serviços, mas também como impulsionadoras de mudanças nas cidades.

A Forética, uma associação de líderes e profissionais para a responsabilidade social corporativa na Espanha, destaca a contribuição do setor privado para as cidades sustentáveis ​​da seguinte forma: «A partir da consideração de seu impacto social e ambiental no entorno de suas operações, a melhoria na eficiência de seus processos, o uso da tecnologia como ferramenta que facilita a criação de cidades inteligentes ou, ainda, favorece o ambiente de trabalho de seus trabalhadores, promovendo estilos de vida saudáveis ​​ou medidas de conciliação com múltiplos benefícios.»

Não é isso que você deseja para sua organização?

Empresas inteligentes aumentam sua produtividade com base na adoção de melhores práticas adaptadas para seus funcionários, processos de produção que respeitem o meio ambiente, melhor controle sobre suas finanças, entre outros. A implementação de ferramentas tecnológicas permite que as organizações melhorem de maneira integral.

Os benefícios são enormes:

  • maior segurança para funcionários e infraestrutura;
  • consumo de energia mais eficiente;
  • economia de recursos e espaço;
  • planos de transporte melhor adaptados aos funcionários;
  • ambientes de trabalho mais saudáveis;
  • controle e monitoramento da mobilidade;
  • troca de dados mais eficiente;
  • redução da possibilidade de fraude;

As plataformas MaaS fazem parte das iniciativas que estão transformando o mundo. Estamos falando de uma mudança real no paradigma do transporte de pessoas.

Trata-se de uma oportunidade de viver melhor e gerar o avanço de nossas organizações. O desenvolvimento da tecnologia móvel e seu interesse em colocar os usuários no centro do modelo de negócios está modificando nossa maneira de se movimentar.

Os usuários, cada vez mais empoderados, buscam a melhor alternativa ao menor custo possível e as empresas mais inovadoras aproveitam a oportunidade para tirar o máximo de proveito possível.

4.

MaaS para empresas
inteligentes

A palavra-chave é Inovação. Não é a criatividade e as novas ideias que nos diferenciam dos outros? Além disso, a sua equipe não fica mais motivada quando melhorias são implementadas para ajudá-la a otimizar os processos de trabalho?

Os avanços na sociedade devem motivar a manter a empresa atualizada. A integração entre tecnologia e dados permite que os gestores tomem decisões mais inteligentes e embasadas, usando ferramentas ao alcance das mãos e sem implicar em aumento de custos para a empresa.

Um artigo publicado no El País argumenta que «as organizações precisam de sistemas e processos sem fronteiras, agilmente adaptáveis ​​e essencialmente humanos para inovar em escala. Sistemas preparados para o futuro que já está presente, formado por uma combinação de aplicativos, dados e infraestrutura gerenciados de forma inteligente. «

A integração das empresas à cidade permite uma melhor conexão entre sua equipe e os serviços que a cidade oferece, e melhor acesso aos fornecedores e serviços que a empresa necessita.

Quanto mais integrada a empresa estiver com o ambiente urbano, maior será sua produtividade. O objetivo é tornar as cidades onde eles desenvolvem seus negócios, um lugar melhor para se viver.

La palabra clave es Innovación. ¿No es acaso la creación y las nuevas ideas lo que nos diferencia de los demás? Además, ¿no se emociona tu personal a cargo cuando se implementan mejoras que les ayudan a hacer mejor su trabajo?

Los avances en la sociedad deben motivar a mantener actualizada la empresa. La integración entre tecnología y datos permite a los ejecutivos tomar decisiones más inteligentes e informadas utilizando herramientas al alcance de la mano y sin implicar un aumento de costos para la empresa. Un artículo publicado en El País sostiene que, “las organizaciones necesitan sistemas y procesos sin fronteras, ágilmente adaptables y esencialmente humanos para innovar a escala. Sistemas preparados para el futuro que ya es el presente, formados por una combinación de aplicaciones, datos e infraestructuras gestionados de forma inteligente”.

La integración de las empresas a la ciudad permite una mejor conexión entre su personal y los servicios que la urbe ofrece, y un mejor acceso a proveedores y servicios que la empresa necesita. Mientras mejor integrada se encuentre una empresa con su entorno, su productividad aumenta. La meta es hacer de las ciudades donde desarrollan sus negocios, un mejor lugar para vivir.

O impacto na mobilidade corporativa tem um efeito profundo na sociedade e no meio ambiente. A abordagem MaaS fornece às empresas uma estrutura para orientar ações destinadas a melhorar o transporte de pessoal. Além de inovadora e eficaz, a abordagem melhora a eficiência da empresa, pois disponibiliza recursos de transporte que antes não eram considerados.

Essa solução impacta diretamente na vida das pessoas e na satisfação dos clientes com a empresa.

Iniciativas com a abordagem MaaS oferecem um custo competitivo para as empresas em relação à sua própria frota de veículos. Na América Latina, a Cabify fornece uma plataforma que lhes permite atender às suas necessidades de transporte, aumentando e melhorando o controle das rotas de seus funcionários e as despesas incorridas nesta área.

Outros benefícios da contratação de um serviço com essa abordagem são o faturamento e a propriedade dos dados relacionados ao transporte da empresa.

«As novas plataformas digitais são, do começo ao fim, a base para construir empresas inteligentes e criar um caminho acelerado e inovador para as cadeias de suprimentos, que permitirão seu crescimento e diferenciação, oferecendo serviços customizados que seus clientes digitais esperam», assim como destaca a revista Forbes em uma de suas publicações.

5.

Cabify, controle, qualidade e eficiência a baixo custo

As organizações conscientes buscam hoje parceiros responsáveis ​​que valorizam seu próprio papel na sociedade e são aliados para atingir as metas de sustentabilidade da organização.

Empresas como a Cabify foram pioneiras na implementação de soluções baseadas no MaaS. No Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina, se você usar o aplicativo, também pode reservar o serviço de transporte com um táxi, graças à fusão EasyTaxi.

Além disso, os usuários da Cabify podem alugar motos e patinetes da MOVO em algumas cidades pagando por minutos. Essas iniciativas mostram o compromisso da empresa com o progresso e a transformação positiva.

Impacto no meio ambiente

A mobilidade nas grandes cidades é geralmente problemática. A maioria das pessoas precisa se locomover ao mesmo tempo, o que coincide com os horários de entrada e saída dos grandes centros de trabalho. O uso irracional e a baixa ocupação dos carros geram estagnação nas ruas, gerando mais poluição e impactando negativamente a vida das pessoas. Pior ainda, os carros podem chegar a ficar estacionados 95% da sua vida útil.

Nas grandes cidades, os carros podem contribuir com até 80% das emissões de carbono para a atmosfera. E ninguém quer que as cidades fiquem ainda mais poluídas.

Plataformas de MaaS, como a Cabify, podem reduzir significativamente a emissão de carbono das empresas, fornecendo soluções mais eficientes para o transporte de pessoas e mercadorias. Ao reduzir o uso do automóvel pessoal e incentivar o uso de opções de transporte compartilhadas, gera-se um impacto positivo ao meio ambiente.

Cabify é o primeiro aplicativo de mobilidade na Europa e na América Latina a ser 100% neutro em emissões de carbono. A Cabify não só compensa o CO2 emitido pelos veículos que utilizam a plataforma, mas também o produzido pelos servidores, escritórios e até mesmo o gerado pelo deslocamento de seus funcionários.

A Cabify é uma empresa aderente ao Pacto Global das Nações Unidas, alinhando sua estratégia, cultura e operações diárias com os objetivos do desenvolvimento sustentável e os Dez Princípios do Pacto.

Uma plataforma para controlar tudo

Por meio de sua plataforma, a Cabify permite que as empresas controlem melhor as rotas de seus funcionários, possibilitando maior rastreabilidade no setor de transportes. O aplicativo permite o monitoramento em tempo real dos usuários do serviço, bem como a opção de personalizar a conta por pessoa, de acordo com o centro de custo e/ou departamento. As empresas podem escolher a melhor maneira de se transportar, reduzindo seus custos e aumentando sua produtividade.

Conforto

Conforto e eficiência não só melhoram a produtividade, como também proporcionam pessoas mais felizes. Atualmente, a qualidade de vida diminui quando colaboradores precisam fazer viagens longas e tediosas para o trabalho e quando as condições dos veículos que utilizam não são as ideais. O tempo economizado ao se mover dessa maneira pode ser usado para realizar outras atividades produtivas ou para estar com a família.

O bem-estar da equipe afeta diretamente a motivação. Uma diminuição em seus níveis de estresse produz pessoas mais eficientes, conectadas consigo mesmas e capazes de enfrentar seus problemas. Uma empresa que se preocupa com a felicidade de sua equipe atrai novos talentos e mantém aqueles que já possui.

Dados compilados pela Federação de Empresas Temporárias do Trabalho (FAETT) indicam que quando os funcionários se sentem felizes são mais produtivos (50%), se comprometem mais com a organização (30%), são mais motivados (10%) e assegura seu senso de pertencer (10%). Esses dados abrem uma reflexão que você deve sempre ter: quão feliz será a equipe com minha decisão?

Menor custo, maior produtividade

A Cabify Business apresenta aos seus usuários uma taxa de transporte fixada, que os permite conhecer o custo antes de contratar o serviço. Da mesma forma, o envio de faturas mensais permite que as empresas deduzam os custos do pagamento de impostos e a plataforma de monitoramento permite uma gestão mais eficiente dos recursos da organização.

O sucesso das plataformas MaaS é fornecer a melhor opção de transporte para os usuários. A capacidade de integrar diferentes alternativas de mobilidade melhora a eficiência das atividades da empresa. O objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade.

Para uma empresa, pode ser mais lucrativo contratar um serviço de transporte compartilhado do que ter uma frota de veículos própria, o que também implica a necessidade de ter um estacionamento, por exemplo. Além disso, a organização não precisa ser responsável pela manutenção dos veículos ou pela sua atualização, reduzindo drasticamente os investimentos necessários para isso.

Assim, os orçamentos destinados a meios de transporte podem ser redirecionados para outros setores. Ao mesmo tempo em que há menos carros, não é preciso investir tanto em transporte e melhores resultados são alcançados pela empresa.

Quer saber mais sobre a solução? Entre em contato e conheça as soluções B2B ofertadas pela Cabify!

Comienza ahora

Completa el siguiente formularia y nos pondremos en contacto contigo para resolver cualquier pregunta que tengas.